Os alunos ingressantes do curso Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo estão trabalhando, nesse primeiro semestre letivo, diversas disciplinas que envolvem projeto. A nova grade curricular, implementada em 2021, aposta nas disciplinas práticas e projetuais, visando a aproximação do aluno com essa experiência desde o início de sua formação.
Nesse contexto, destaca-se a disciplina Projeto e Processo Criativo, que esse semestre apostou nas Tiny Houses como objeto de projeto. A Tiny House é um movimento arquitetônico e social que defende a moradia em casas pequenas com, no máximo, 40 m2. Elas utilizam soluções sustentáveis e móveis multiuso para garantir o conforto. Trata-se de um estilo de vida mais simples e minimalista muito difundido em países da América do Norte e que aos poucos tem se difundido pelo Brasil.
Na disciplina, que introduz os alunos ao método projetual e possibilita ampliar o leque para soluções habitacionais, é possível ainda verificar a interdisciplinaridade com outras disciplinas do mesmo semestre letivo, como Desenho com Informática I: Modelagem e Animação e Projeto de Instalações Temporárias. A qualidade dos projetos e pesquisas realizados pelos alunos têm demonstrado que a experiência das Tiny Houses na disciplina tem sido um desafio bem aceito pelos alunos, que apresentam com orgulho a produção que tem sido realizada nas disciplinas até o momento.