A partir de um questionamento pertinente para os tempos atuais foi dado o início para reflexão do momento vivenciado pela pandemia: Se o período de restrição e isolamento está difícil para a população, vamos pensar e debater como esse período está sendo enfrentado pelas famílias, educadores e crianças público-alvo da educação especial?
A convite da coordenação do curso de Pedagogia pela professora Drª. Daniela Abreu, e mediado pela profª. Esp. Andréia Rampim professionais da rede municipal de ensino de Rio Claro trouxeram suas experiências aos alunos do curso de pedagogia.
É possível incluir mesmo com o isolamento social e atividades não presenciais. Essa afirmação foi apresentada pelos profissionais que trouxeram relatos das atividades não presenciais e os caminhos percorridos.
A participação da equipe escola e da família para essa integração é fundamental. Os professores mostraram vídeos e atividades que estão realizando e como o vínculo com o aluno foi mantido mesmo sem a presença física diária.
As adaptações curriculares também foram centro da discussão, pois sabemos que pensar e organizar atividades coerentes ao que os alunos conseguem fazer com autonomia faz toda a diferença.
Temas desta natureza e eventos que trazem essas experiências práticas são necessários para uma sólida formação dos nossos futuros profissionais.