Um dos temas mais abordados durante a pandemia têm sido o problema da alfabetização e do letramento, uma vez que sabemos que esses processos ocorrem com a intervenção dos professores na sala regular.
Em tempos de pandemia com o isolamento social e distanciamento das escolas o desafio de alfabetizar está ainda maior.
Os alunos do curso de Pedagogia da UNICEP Rio Claro, discutiram essa temática na disciplina do curso esse ano e sentiram na prática ao realizarem os trabalhos de campo, todos adaptados ao período vivido.
Sem sombra de dúvidas a pandemia trouxe vários olhares para essa questão que desafia os professores de todo país. Com o auxílio das famílias os professores também têm entendido e buscado estabelecer esse vínculo colaborativo para que os alunos, principais sujeitos deste processo tenham êxito na sua alfabetização.
Nas últimas semanas tivemos nossos últimos encontros da disciplina e os alunos puderam apresentar diversos jogos que colaboram para essa etapa escolar.
Os debates sobre esse tema não se esgotam por aqui e sabemos que com o retorno das aulas presenciais novos professores e alunos irão se encontrar.