A egressa do curso de Fisioterapia da UNICEP Rio Claro, Ana Paula Christofoletti Brazolin, concluiu a graduação em 2015 e hoje ela atende idosos em home Care, atende reabilitação e faz tratamentos estéticos.
Ana Paula contou que a fisioterapia não foi sua primeira escolha: "Queria trabalhar na área da saúde, e então vi um leque de opções em diversas áreas em que eu poderia me dedicar a cuidar, sem me limitar", por isso ela escolheu a fisioterapia.
Para ela o curso foi bem completo. "Desde o início profissionais capacitados e dedicados a dividir conhecimento, nos proporcionaram muito mais que teoria. Nas aulas práticas aprendemos a enxergar o paciente, além da queixa principal e isso me deu base para saber o que eu gostava de fazer.", contou Ana.
Mesmo se sentindo perdida após a conclusão do curso, e com receio, como a maioria dos profissionais que finalizam um curso superior, ela começou a atender pessoas da família e amigos que sentiam dor, mesmo ainda sem escolher qual área seguiria.
"A queixa da maioria era de origem muscular, enquanto isso eu treinava minhas mãos. Como dizia minha professora Kelly, coordenadora do curso, fisioterapeuta precisa ter mãos firmes.", explicou e continuou: "Quando os pacientes começaram aparecer, sentia necessidade de ter mais conhecimento e aprimorar técnicas que eu havia aprendido na graduação, então busquei cursos de aprimoramento".
Ana Paula fez curso de Dry needling, Pilates, Bandagem terapêutica funcional, Terapia manual aplicada a coluna vertebral, Fisioterapia na terceira idade, Fisioterapia nos cuidados da gestante, Massoterapia, Pós-graduação em ortopedia avançada e Pós-Graduação em Dermatofuncional.
"Hoje eu atendo idosos em home Care e também atendo no Instituto do Bem Estar, reabilitação em ortopedia, estética corporal, pré e pós-operatório de ortopedia e cirurgias plásticas. Sou realizada por fazer o que eu gosto e principalmente por ter reconhecimento profissional.", afirmou a fisioterapeuta.
Que ainda deixou um recadinho para quem está começando o curso: "Para ser fisioterapeuta você precisa ter empatia e sensibilidade. O mercado seleciona o bom profissional, tem lugar para todo mundo, só não pode se acomodar. Precisa estar sempre se atualizando nos estudos, o retorno é gratificante.".
Para conhecer o curso de Fisioterapia acesse: unicep.edu.br/rioclaro/graduacao/fisioterapia
Texto: Ana Lívia Schiavone