38º Bate-papo Cultural ? ?Lei 10.639/03 em ação: fundamentos e práticas partindo das vivências cotidianas?
Dia 08 de Fevereiro, quarta-feira, às 20h, no Arquivo
Prosseguindo com o debate sobre a implantação da Lei nº10639, obrigatória para as escolas por reconhecer a importância do estudo das questões do negro e indígenas no Brasil, o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro traz para a cidade a educadora Kiusam de Oliveira.
Nesse encontro, os fundamentos da lei e aplicabilidades serão compartilhados de maneira dinâmica através de um batepapo descontraído e contextualizado na temática das relações etnicorraciais, a partir de experiências vividas pela convidada, nas perspectivas artística-cultural, social, histórica e religiosa.
No evento será possível adquirir a obra ?OMO-OBA: Histórias de Princesas?,
de autoria de Kiusam de Oliveira e ilustrado por Josias Marinho.
O livro será vendido por R$28,00.
Livro-Clip: http://www.youtube.com/watch?v=Lh9sENdbh_s
Sobre a convidada:
kiusam de Oliveira é Doutora em Educação e Mestre em Psicologia (USP). Orientadora de Monografias da REDEFOR/USP/2011. Professora há 26 anos, é pedagoga habilitada em Administração Escolar, Orientação Educacional e Deficiência Mental. Tem experiência no magistério desde a educação infantil ao nível superior. Escritora, autora do livro ?Omo-Oba: Histórias de Princesas?, da Mazza Edições, 2009, recomendado pela FNLIJ/2010 no Catálogo de Bologna e selecionado pelo PNBE em 2010, o que o colocou em 29 mil escolas escolas públicas do país em 2011. Especialista nas temáticas das relações etnicorraciais, de gênero, da corporeidade, candomblé de ketu e educação. Na Secretaria de Educação de Diadema, implementou a lei 10.639/03 (2005-2009), que obriga o ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira em todo o país. É ativista do movimento negro há 28 anos. Tem ministrado cursos, palestras, oficinas, workshops em congressos e universidades em todo o país. É artista multimídia, arte-educadora, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias.
Sobre o Bate-papo Cultural:
O Bate-papo é um evento mensal realizado pelo Arquivo Público em parceria com a Secretaria de Cultura e a Universidade Estadual Paulista ? UNESP que promove em Rio Claro o encontro entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade, sempre com a motivação de apresentar um outro olhar para a realidade, como novos desafios a serem aprendidos. A proposta é possibilitar, por meio desses espaços de diálogo, a identificação e compreensão dos diferentes temas que estão sendo estudados, pesquisados e debatidos, e permitir que esse contato nos provoque a construir uma história diferente, onde aprendamos a nos posicionar como agentes do nosso dia a dia.
Mediação: Prof. Dr. Romualdo Dias (Depto de Educação ? UNESP ? Rio Claro).
Será fornecido certificado de participação.
O 38º Bate-papo Cultural será no dia 08 de Fevereiro, quarta-feira, às 20h,
no Arquivo ? Rua 6 nº3265 Alto do Santana. Fone: (19)3522-1938